PARA ACALMAR BEBÊS PREMATUROS, VOLUNTÁRIOS FAZEM POLVOS DE CROCHÊ.

Logo do Projeto Acalanto

Acalanto significa o ato de acalentar e ninar uma criança, mas também tem um significado muito mais profundo, que é o ato de tranquilizar, lisonjear e acalentar esperanças.

Pensando no bem estar e no conforto dos bebes prematuros e de suas famílias a ONG NONAME desenvolveu o “Projeto Acalanto”, que visa doar “polvinhos” para os bebes e ajudá-los a saírem o mais rápido possível da UTI Neonatal. Nossa intensão é que eles possam sentir o amor que dedicamos na confecção, e que toda a equipe hospitalar, que os atende, também possa partilhar do mesmo e que se sintam acalentados através do amor.

Bebê na encubadora utilizando o polvinho; Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

Os bebes prematuros são os nascidos com menos de 37 semanas de gestação, sendo ainda fracos necessitam passar um tempo a mais no hospital, nas incubadoras. Existe uma explicação para isso, ao abraçar o brinquedo feito de crochê os recém-nascidos sentem-se mais calmos e protegidos, pois os tentáculos os remetem ao cordão umbilical e dão segurança semelhante ao do útero materno.

Polvinhos produzidos pelo Projeto Acalanto; Foto: Alex José / ONG NoName

Os polvos de crochê confeccionados por voluntários inscritos no projeto serão utilizados para ajudar na humanização hospitalar, contribuindo para que crianças nascidas prematuras possam sentir-se seguras e confortáveis. Mas não é tão simples confeccionar os “polvinhos”.  Para serem utilizados na UTI Neonatal, devem ser confeccionados com fio 100% algodão e o enchimento de fibra siliconada, para que as mamães possam lavar e também ser esterilizados pelo hospital.

Este projeto nasceu em 2013, na Dinamarca, o Spruttegruppen, um grupo dinamarquês que criou o “Octo Project” (“Projeto Polvo”, em tradução livre) é uma iniciativa criada para garantir mais conforto e melhorar o desenvolvimento de bebês prematuros em tratamento na UTI Neonatal. Seus criadores observaram que o contato com polvos feitos de crochê estimula alguns benefícios nos recém-nascidos e melhora o conforto dentro da incubadora, e os resultados foram incríveis por lá, e hoje está aqui, ajudando nossas crianças nos hospitais brasileiros.

Polvos prontos para a entrega no Hospital da Providencia Materno Infantil; Foto: Alex José / ONG NoName

A ONG NONAME já desenvolve outro projeto no hospital materno que é o ‘‘Contadores de História’’, e agora conta com mais esta parceira, a confecção de polvos de crochê que serão doados ao Hospital da Providencia Materno Infantil.

Você pode ajudar o projeto doando os materiais para confecção:

  • Fio de qualquer cor e marca de espessura 4/6.
  • Fibra de enchimento siliconada
  • Agulha crochê 3 a 3,5 mm

 

Quer fazer parte deste projeto ou aprender confeccionar os polvinhos, entre em contato conosco através do nosso site, redes sociais, WhatsApp ou ligando para nós.

Informações e contato ONG NONAME:

 043 998 345 271

www.ONGNONAME.com.br

      

Texto: Compilado, Alex José e Juliana Schiarolli

 

 

 

2017-10-23T15:52:20+00:00