OUTUBRO ROSA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE MAMA

O movimento ocorre durante o mês de outubro e tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, e ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A previsão do Inca (Instituto Nacional de Câncer) é de que em 2016 ocorram 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Esse é o segundo tipo de tumor maligno que mais atinge as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele.

Vale destacar que a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, tornado o diagnóstico um pouco difícil de detectar precocemente.

O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.

Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos.

Como se previnir

Existem muitos fatores de risco para o  câncer de mama, podendo ser algo da genética, histórico familiar, o consumo de tabaco, a alimentação incorreta, entre outros tantos outros mais. E para evitar que seja surpreendida com uma notícia triste, é muito importante que as mulheres realizem sempre os exames, façam a mamografia periodicamente e manter uma vida mais saudável.

Então, incentive sempre a sua mãe, amiga, avó, tias a se cuidarem e terem mais atenção com relação a essa doença, quanto antes identificar, mais rápido é feito o processo de cura.

Conheça algumas historias de mulheres que sofreram com esta doença, mas venceram e partilharam conosco suas historias:

.

Mulheres façam sua parte e homens incentive elas se cuidarem!

2017-10-31T08:27:15+00:00